quarta-feira, 24 de maio de 2017

Federação do Paraná completa 85 anos

23|05|2017 - 14:57 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt

São Paulo - Uma das mais antigas federações estaduais do Atletismo completa 85 nesta terça-feira, dia 23. Trata-se da Federação de Atletismo do Paraná (FAP), fundada em 23 de maio de 1932. O primeiro presidente João Gualberto Gomes de Sá Filho. Atualmente, o presidente é Ubiratan Martins Junior.

"Um grande momento vivemos em 2008, quando inauguramos nossa sede própria, no 76º aniversário da FAP", lembra Ubiratan, que tinha como vice Maria da Conceição Silva. Outro presidente da entidade, por oito anos, foi Martinho Nobre dos Santos, agora superintendente técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

"No momento contamos com 22 clubes e perto de 3 mil atletas federados", lembra Ubiratan, o "Bira", que faz parte do quadro de árbitros de partida de IAAF. Na história do Estado há atletas ganhadores de medalhas em Olimpíadas e Campeonatos Mundiais de Atletismo.
Fonte: CBAt

Vanderlei Cordeiro de Lima, nascido em Cruzeiro d'Oeste, ganhou a medalha de bronze na maratona na Olimpíada de Atenas 2004. Jadel Gregório, natural de Jandaia do Sul, ganhou prata no triplo no Campeonato Mundial de Osaka 2007, e duas vezes vice-campeão nos Mundiais Indoor de Budapeste 2004 e Moscou 2006.

Edson Luciano Ribeiro ganhou prata e bronze olímpicas, respectivamente em Sydney 2000 e Atlanta 1996, levando ainda bronze e prata nos Mundiais de Sevilha 1999 e Paris 2003, sempre no 4x100 m.
"Além destes, saíram do Paraná, como Altevir de Araújo Silva Filho, Nelson Carlos Ferreira Junior, Emerson Iser Bem, Pedro Paulo Chiamulera, Julio Cesar Miranda de Oliveira e muitos outros", completa Bira.

O presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, cumprimentou os agentes do Atletismo estadual. "Ao Bira, atletas, treinadores, árbitros e dirigentes do Estado, envio os cumprimentos da Confederação", disse Toninho Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores