quarta-feira, 24 de maio de 2017

CBAt e COB buscam talentos no atletismo

23|05|2017 - 12:38 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt
São Paulo - Mais tradicional esporte dos Jogos Olímpicos, o Atletismo é o foco do projeto piloto do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para a identificação de talentos entre jovens de 12 a 17 anos. O "Projeto de Identificação e Confirmação de Talentos no Atletismo" é dividido em três fases: Identificação, Confirmação e Desenvolvimento. E entra agora na fase final (a de Desenvolvimento), com a parceria da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

"A metodologia que aplicamos não ensina uma prova específica, e sim desenvolve fundamentos nas várias provas da modalidade. Esse é um projeto inovador para o COB e o contato com o Atletismo mudou a vida de alguns jovens, que agora querem trilhar esse caminho. É uma primeira relação com o Movimento Olímpico", afirma Agberto Guimarães, antigo meio-fundista, campeão pan-americano (800 m e 1.500 m), agora diretor-executivo de Esportes do COB.

As aulas acontecem no Centro de Treinamento da Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro, que foi a casa do Atletismo do Brasil durante os Jogos do Rio 2016. Todos os jovens que foram selecionados para o projeto moram ou estudam em escolas municipais perto da UNIFA. A fase de Identificação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Escolas e professores de Educação Física da região.

"O resultado que tivemos no decorrer das duas primeiras fases é muito positivo. Tanto os jovens, quanto seus pais e suas escolas participaram ativamente. Outro ponto interessante foi que o jovem não praticou somente provas específicas como arremesso ou velocidade, e sim um apanhado de todas", explica Sebastian Pereira, Gerente de Identificação e Desenvolvimento de Talentos do COB.

A fase de Identificação realizou cerca de duas mil avaliações. Desse número, 80 passaram para a etapa de Confirmação, mas fatores como mudança de colégio ou evasão levaram 43 jovens para a segunda fase. Vinte atletas seguirão para a fase de Desenvolvimento e 23 para o Programa Forças no Esporte (PROFESP). 

Todos treinaram sob o comando de um grupo de treinadores contratados pelo COB e também contaram com fisioterapeuta, médico e psicólogo. Os jovens selecionados para a fase de Desenvolvimento ficarão a cargo da CBAt para participar de competições sob a bandeira da Confederação e também contarão com uma equipe multidisciplinar sob responsabilidade da CBAt. Os que seguem para o PROFESP, das Forças Armadas, também terão contato com outras modalidades além do Atletismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores