domingo, 5 de março de 2017

Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética tem seus primeiros campeões

05|03|2017 - 13:28 | Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo

Bragança Paulista - A Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética 2017 apontou na manhã deste domingo (dia 5), na cidade de Bragança Paulista (SP), os primeiros qualificados para representar o País na Copa Pan-Americana da modalidade, que será disputada nos dias 13 e 14 de maio, em Lima, no Peru. Com dia nublado e temperatura amena, as cinco provas foram realizadas num circuito de 1 km na Avenida Alpheu Grimello, no Jardim Nova Bragança, ao lado do Lago do Taboão.

O catarinense José Alessandro Bagio (AABLU-SC) decidiu só na véspera disputar os 50 km, competição que abriu o programa às 6 horas. "Fiz minha preparação para os 20 km, mas atualmente não dá para enfrentar o Caio", disse, referindo-se a Caio Bonfim, quarto colocado nos Jogos do Rio 2016. "Então resolvi mudar de prova e tentar a classificação para a Copa Pan-Americana. Em Lima, acho que terei chances de conseguir o índice para o Mundial de Londres", finalizou o marchador, de 35 anos.
Fonte: CBAt

Já a prova feminina da distância foi disputada pela primeira vez em solo brasileiro. E a vitória foi de Nair da Rosa (AABLU-SC), que quebrou o recorde nacional da especialidade, com 5:13:48. O recorde anterior era de Edilaine Maria Vidotto Rech, com 5:31:40, estabelecido em 2 de outubro de 2016, em Londres (GBR).

"Fiz uma prova tranquila, tentando manter o ritmo, em busca da vitória e do recorde desde o início", disse Nair, que é treinada por Sergio Galdino, em Blumenau (SC). "Sou ex-maratonista e tenho boa resistência. Não senti dificuldades em me adaptar dos 20 para os 50 km", comentou a catarinense, medalha de bronze nos 20 km na Copa Brasil Caixa do ano passado no Rio de Janeiro.

A primeira campeã do evento foi a brasiliense Liliane Priscila Barbosa (ABC-DF), que venceu os 20 km, que teve largada às 7:30. "Foi uma surpresa até pra mim e por isso estou muito feliz com o título e com a oportunidade de representar o Brasil na Copa Pan-Americana", disse a atleta logo após cruzar a linha de chegada. "Foi uma prova dura, que começou lenta. Tive de completar com cuidado porque levei a segunda advertência no km 14 e mais uma seria desqualificada", concluiu a marchadora, nascida a 25 de maio de 1989, e orientada por Hermínio Nunes.

Cisiane Dutra Lopes, que buscava a sétima vitória na competição, passou mal durante a prova. Com enjoo, acabou abandonando a competição. Sua companheira de AASD-PE, Paula Raisa Paz, medalha de prata, passou mal depois de completar o percurso, teve de tomar soro e nem subiu ao pódio. "Acho que comeram alguma coisa estragada na janta de sábado", lamentou o treinador Vanthauze Marques.

Na categoria sub-20, Tatiana de Morais Pereira (ABDA-SP) e Murilo Coutinho Ribeiro (PM Colombo-PR) foram os campeões. Os dois também garantiram vaga na Copa Pan-Americana de Lima. Eles têm 16 anos e são jovens para a categoria.

"Estou feliz por ter conseguido meu objetivo", disse Tatiana. "O importante é que liderei de início ao fim e mostrei que estou bem. Vou treinar mais ainda", prometeu Murilo, que precisou esperar alguns minutos para comemorar a vitória. O catarinense Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) cruzou a linha de chegada a sua frente, mas foi desqualificado por infração à regra nos últimos metros.

Na tarde deste domingo, mais três provas estão previstas, a partir das 14:15. Antes, porém, serão prestadas homenagens, com a presença do campeão olímpico do salto com vara Thiago Braz da Silva. A CBAt entregará uma placa de prata ao prefeito de Bragança Paulista, Jesus Chedid, que está apoiando o esporte na cidade. O brasiliense Caio Bonfim, quarto lugar nos 20 km marcha no Rio 2016, e o catarinense Darlan Romani, quinto no arremesso do peso na Olimpíada, receberão cartões de prata.

Pódios deste domingo pela manhã

50 km masculino

1-José Alessandro Bagio (AABLU-SC) - 4:17:55
2-Claudio Richardson dos Santos (AABB-RN) - 4:25:01
3-Rudney Dias Nogueira (USIPA-MG) - 5:04:47

50 km femininos
1-Nair da Rosa (AABLU-SC) - 5:13:48

20 km feminino
1-Liliane Priscila Barbosa (ABC-DF) - 1:51:37
2-Paula Raissa Paz da Silva (AASD-PE) - 1:52:41
3-Viviane Santana Lyra (IICB-RJ) - 1:55:17

10 km feminino sub-20
1-Tatiana de Morais Pereira (ABDA-SP) - 1:00:11
2-Rebeca Benigna Fernandes (IPEC-PR) - 1:00:45
3-Amelia Fortunato de Lemos (AAAUFPE-PE) - 1:00:24

10 km masculino sub-20
1-Murilo Coutinho Ribeiro (PM Colombo-PR) - 48:29
2-Erison Gerson dos Santos (Curitiba SMELJ-PR) - 52:58
3-Edyeverson Lucas Pereira (ASA São Bernardo Caixa-SP) - 1:00:25

PROGRAMA-HORÁRIO

2ª Etapa - Domingo - Tarde

14:00 - Cerimônia de Abertura
14:15 - 5 km - Feminino - Sub-18
15:00 - 10 km - Masculino - Sub-18
16:00 - 20 km - Masculino - Adulto

A Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, que reunirá cerca de uma centena de atletas de 23 clubes de sete Estados e do Distrito Federal, integra o Programa Caixa de Competições Nacionais 2017, da Confederação Brasileira de Atletismo. A realização é da CBAt e da FPA, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores