quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

COI desqualifica Jamaica no 4x100 m masculino de 2008

25|01|2017 - 15:51 | Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo
São Paulo - O Comitê Olímpico Internacional (COI) comunicou oficialmente nesta quarta-feira (dia 25) a desqualificação da Jamaica, na prova masculina do revezamento 4x100 m, nos Jogos de Pequim, na China, em 2008, quando o time ganhou a medalha de ouro. O motivo foi o resultado positivo para controle de doping apresentado por um dos componentes do quarteto, Nesta Carter. Ele deu positivo em análise refeita no material colhido durante os Jogos de Pequim.

Assim, o Brasil deve herdar a medalha de bronze, pois terminou em 4º lugar em Pequim, com esta equipe: Bruno Lins Tenório de Barros, Sandro Ricardo Rodrigues Viana, Vicente Lenilson de Lima e José Carlos Gomes Moreira (Codó). Trinidad y Tobago, que terminou em 2º lugar, deverá levar o ouro, e o Japão, que foi o 3º, a prata.

"Sabíamos que estava em análise o caso do 4x100 m masculino dos Jogos de 2008", disse o presidente da CBAt, Toninho Fernandes, ao ser informado da decisão do COI. "Parabenizo toda a equipe do Brasil naquela Olimpíada em Pequim", concluiu o dirigente.

O próximo passo, agora, será o COI informar o caso ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e à IAAF - a Federação Internacional de Atletismo. Recentemente, o Brasil já havia herdado a medalha de bronze no 4x100 m feminino de 2008, devido à desclassificação da Rússia, que fora a campeã. No feminino, a Bélgica ficou com o 1º lugar e a Nigéria com o 2º.

Em Pequim, o Brasil obteve ainda a medalha de ouro no salto em distância, graças a um salto de 7,04 m de Maurren Higa Maggi. A vice-campeã, a russa Tatyana Lebedeva, que saltou 7,03 m, também deu positivo e perderá a medalha de prata, informou também nesta quarta-feira o COI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores