terça-feira, 28 de junho de 2016

Bolsistas do TOP 2016 estarão no Revezamento da Tocha Olímpica

Nesta terça-feira (28) a Tocha Olímpica chega ao Paraná. É o primeiro momento de celebração, em solo paranaense, dos Jogos do Rio 2016. O Governo do Estado é um dos principais incentivadores dos esportes olímpicos e paralímpicos no Brasil com o Talento Olímpico do Paraná - TOP 2016, maior programa estadual de bolsas-atleta do País. 


O Revezamento da Tocha terá a participação de 25 bolsistas do programa. Criado em 2011 pelo governador Beto Richa, o TOP atende 1.600 bolsistas, desde as categorias de formação até estrelas de renome mundial, muitas delas classificadas para a Olimpíada e Paralimpíada de 2016. Já são 16 bolsistas com a vaga garantida e a expectativa é que esse número passe de 20 até o início da disputa. 

"O fogo da Tocha Olímpica, que chega ao Paraná, mantem aceso os ideais de superação e a crença na solidariedade. Além de revelar a natureza de entrega humana, de esforços individuais e coletivos, para a evolução do desenvolvimento social", diz o governador Beto Richa, que celebra esse momento marcante para o Estado: "Seja bem-vinda a Tocha Olímpica ao Paraná e que seus ideais permaneçam entre nós!" 

Para o secretário de Estado do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, é uma alegria ver o legado que o TOP 2016 deixa para o Estado e para os atletas. “Há seis anos investimos, sempre com a imprescindível parceria da Copel, no esporte paranaense, um planejamento a longo prazo, que agora gera frutos cujos resultados são reconhecidos, seja com a classificação para eventos esportivos de importância mundial ou mesmo com essa grande quantidade de bolsistas selecionados para o Revezamento da Tocha", afirma o secretário. 

PARTICIPANTES - Entre os bolsistas do TOP 2016, participarão do revezamento nomes já consagrados, técnicos e também jovens talentos. Pessoas que são exemplo de superação, de vitórias e de empenho em ajudar o próximo. Afinal, também se dedicam a transmitir seus conhecimentos. É o caso do professor Levi Aparecido Xavier, técnico de handebol que carregará a Tocha em Arapongas, na quarta-feira (29). 

Levi foi selecionado por um dos patrocinadores do evento após indicação do aluno Allan Vinícius. O jovem diz que o professor merece a honraria por fazer parte da história do esporte de Arapongas. “ Ele sempre foi um professor e treinador dedicado e me apoiou desde o início até o fim dos meus estudos. Foi uma grande inspiração para que eu entrasse na faculdade e concluísse o curso de Educação Física. Há muitos anos, tira jovens das ruas com o esporte", conta Allan. 

Entre as promessas do esporte paranaense que conduzirão a chama está Mikael Antonio de Jesus, de Campo Mourão, bolsista TOP 2016 há três anos. O corredor dos 400 metros com barreira foi indicado pelo governador Beto Richa e carregará a Tocha Olímpica em Campo Mourão na quarta-feira (29). 

De origem humilde, Mikael perdeu o pai aos 10 anos de idade e atualmente, aos 18, mora com a mãe e com um dos três irmãos. Logo após a morte do pai, ele pisou pela primeira vez em uma pista, graças ao convite de um amigo. Aos 13 anos, passou a competir nos 400 metros com barreiras, sua especialidade. 

Na breve carreira, o jovem obteve resultados que o levaram longe. Em 2014, foi 4º colocado nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Nanjing, na China. É o atual recordista brasileiro e sul-americano nas categorias menores, além de ser tetracampeão sul-americano sub-18. 

De 19 a 24 de julho, Mikael defenderá o Brasil no Mundial Sub-20 de Atletismo, que será realizado na Polônia. "Desde que comecei a treinar, nunca mais parei e levo tudo o que passei na vida como motivação para jamais desistir e sempre pensar que posso ir mais longe. Porque, com o esporte, eu ajudo a minha família, estou na faculdade, viajo para lugares que nunca imaginei conhecer e conquistei amizades que vou levar para uma vida toda", comentou Mikael. 

O atleta é treinado por outro bolsista do programa, Paulo César da Costa, o professor Paulinho, que também participará do Revezamento da Tocha, mas em Cascavel. Recentemente, Paulinho foi convocado para ser técnico da Seleção Brasileira em dois importantes eventos internacionais: o Mundial Sub-20 de Atletismo, na Polônia, e a Gymnasiade, considerada a Olimpíada do desporto escolar mundial, que acontecerá também em julho, na Turquia. 

PARALIMPÍADA - O paradesporto do programa Talento Olímpico do Paraná também estará muito bem representado na passagem da Tocha Olímpica no Estado. Um dos principais nomes é o do mesatenista Claudiomiro Segatto. Também indicado pelo Governo do Estado, ele iniciou no esporte em 2001, após ter a perna amputada. Desde então, conquistou seis medalhas em Jogos Parapan-Americanos (cinco de ouro e uma de prata). Duas delas, em Toronto 2015, que resultaram em sua classificação para os Jogos Rio 2016. 

Segatto esteve nas duas últimas Paralimpíadas (Pequim e Londres) e é o número um do ranking das Américas desde 2007. É 13 vezes campeão brasileiro e, nos últimos 10 anos, perdeu apenas uma partida em sua modalidade no Brasil. "A Tocha Olímpica é o principal símbolo do maior evento esportivo do mundo e carregá-la será um sonho. Esta pode ser a minha última Paralimpíada e participar do revezamento sempre foi um dos objetivos da minha carreira. Será um grande orgulho", disse Segatto, após saber da indicação. 

Veja os outros bolsistas TOP 2016 que participarão do Revezamento da Tocha Olímpica 

Márcio Rafael da Silva, técnico de goalball, e Bruno Marques Fidelis, do atletismo, carregam a Tocha em Londrina nesta terça-feira (28). Em Arapongas na quarta-feira (29), Jéssica Amanda Uniat da Silva, do taekwondo, e o técnico de handebol Levi Aparecido Xavier terão a honra. No mesmo dia, em Maringá, o revezamento terá a participação da ciclista Gabriela Nishi Gomes. Ainda no dia 29, é a vez de Campo Mourão e Cascavel. Nessas cidades, participam os bolsistas Mikael Antonio de Jesus, Maria Letícia de Lima, Paulo César da Costa (foto), técnico da Seleção Brasileira Sub-20 de Atletismo, a ginasta Angélica Kvieczynski, ganhadora de duas medalhas de bronze no Pan de Toronto 2015, e Roberto Maehler, medalhista de prata no Pan de Toronto, na canoagem de velocidade. 

Em Foz do Iguaçu, em 30 de junho, o revezamento terá a presença do primeiro bolsista TOP 2016 classificado para a Olimpíada: Felipe Borges, da canoagem slalom. Ele disputará os Jogos do Rio na categoria C1, a mesma com a qual foi bronze no Pan de Toronto 2015. 

Em Santa Terezinha de Itaipu, no mesmo dia, será a vez de Darwyn Augusto Peres da Silva Neves, da luta olímpica. 

JULHO – Na segunda etapa da passagem da Tocha Olímpica pelo Paraná - após ela visitar Santa Catarina e o Rio Grande do Sul – novos bolsistas do TOP 2016 participam do revezamento. 

Em Curitiba, no dia 14 de julho, estarão dois atletas classificados para os Jogos do Rio: Athos Schwantes, esgrimista que defenderá o Brasil em sua segunda Olimpíada, e o mesatenista Claudiomiro Segatto. 

Além deles, participam a ginasta Bárbara Domingos; o técnico de tênis de mesa paralímpico Benedito Oliveira; o estudante e atleta Lucas Matheus; o paratleta do rúgbi em cadeira de rodas Moisés Batista; a nadadora Rafaela Raurich; o paratleta da bocha Richardson dos Santos; e as paratletas do atletismo Raira Daiane Rodrigues Guimarães e Izabel de Castro dos Santos. 

Em São José dos Pinhais, no dia 14 de julho, o jovem Roberto Licheski, do triatlo, viverá esse importante momento para sua carreira esportiva. Em Ponta Grossa, no dia 15, estará o atirador Carlos Garletti, rumo à sua terceira Paralimpíada. 

Há ainda bolsistas TOP 2016 que participarão da festa em outros estados, caso do velejador Bruno Fontes, que carrega a Tocha em Florianópolis, no dia 10 de julho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores