sexta-feira, 25 de março de 2016

Atletismo – somando conquistas

Metrópole foi em busca de uma história de esporte, entre poucas parecidas no Paraná, mas muito mourãoense na essência, porque fala de desafios vencidos e da garra daqueles que, com o trabalho diário, querem construir uma sociedade melhor – e estão conseguindo.
Sem dúvidas, a modalidade que mais tem somado conquistas para o esporte local é o atletismo. Dezenas de títulos e centenas de medalhas consagram também o trabalho do técnico da Fundação de Esportes, Paulo Cesar Costa, o “Paulinho”. Nesse ano em especial, ele celebrou sua 17ª subida ao pódio dos Jogos da Juventude do Paraná, entre as 20 vezes que Campo Mourão disputou a competição.


Também neste momento, jovens talentos por ele formados, na pista do Estádio “Roberto Brzezinski”, estão representando o Brasil em competições internacionais e outros batem recordes brasileiros em diversas provas.
Campo Mourão praticamente não depende mais de atletas de fora para ganhar medalhas na modalidade. Hoje são atletas de alto rendimento que procuram a cidade para treinar, reconhecendo o diferencial técnico e as condições oferecidas para a formação de campeões. Uma evolução que técnico e Fundação de Esportes sonharam e realizaram. Um preparando os atletas e buscando parceiros, outro viabilizando incentivos que permitissem a ampliação de recursos para tornar realidade esta fábrica de talentos.
Paulinho lembra que o trabalho começa no relacionamento do dia-a-dia, nas palavras de incentivo, reconhecendo a importância de cada um. “Sempre elogio o trabalho deles, sei que essas palavras são importantes. Falo das notas da escola, porque acompanho todos. Não adianta fazer tudo certinho e não estudar. Se não andar na linha logo corto das competições. Quando preciso, brigo. Isso de “não consigo”, “não posso” não existe no atletismo. Tudo é possível; se alguém fez é possível fazer. A gente tem condições de conseguir, é só treinar, batalhar para conseguir. Eu não gosto da palavra “não”. Em termos de resultado é “sim” sempre e você acaba no futuro provando que é a verdade. Treinando, se esforçando é muito melhor que desistir. Eles sabem que é para o seu bem e que no futuro, de tanto insistir, acabam chegando. Também ensino a nunca desrespeitar os outros. Não gosto que tire sarro. Existe a brincadeira, mas algumas não tolero, principalmente quando desvalorizam a pessoa. Você pode desmoronar de vez uma criança”, justifica.
O técnico diz saber que já fez uma história no atletismo, ajudando na construção de uma sociedade melhor. “Conquistei muito, sem nem pensar que ia conseguir. A mudança de vida que proporcionei a muitos deles, foi a melhor coisa que fiz na minha vida. Tudo que construí foi graças ao atletismo. Até minha família. Não me arrependo de nada, faria tudo de novo. Bati muito a cabeça, caí varias vezes e nunca desisti. E o que digo para os atletas, digo para mim. Adoro um desafio. Se a pessoa fala: ”você não vai conseguir isso”, digo: “acabou de me dar uma injeção de ânimo”. Adoro provar que é possível, que consigo fazer. Para mim, uma das metas que alcancei foi ver a vida diferente. Não desisto de maneira alguma, não sei abaixar a cabeça para os desafios, ou virar as costas. Encaro de frente, não tenho medo e vou provar que aquilo que é impossível para alguns e possível fazer sim, ainda mais se for um desafio para mim mesmo”.
Finalizando ele diz: “Hoje conheço os caminhos, as pessoas e sou conhecido. Espero contar com o auxílio de mais profissionais em breve, para me concentrar mais no treinamento de qualidade e toda iniciação esportiva, seguir o rumo traçado. A ideia é que essa referência cresça para o alto nível e para isso ainda dependemos de uma pista sintética, que, além da alta qualidade no rendimento, trará mais recursos para a modalidade. É nosso próximo desafio com a Fecam para o esporte mourãoense”. Alguém duvida que isso vai acontecer?
Bruno Fidélis
UNIMED - PATROCINADORA ATRAVÉS DA LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE MUNICIPAL 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores