domingo, 26 de julho de 2015

Atletismo do Brasil conquista mais duas medalhas no PAN

25|07|2015 - 21:31 | João Pedro Nunes da Assessoria de Imprensa da CBAt

Toronto, Canadá - A equipe brasileira masculina do revezamento 4x100 m conquistou neste sábado (dia 25) a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Estádio de Atletismo da York University. O grupo comemorou o bronze na pista, mas, com a desqualificação do Canadá, o Brasil ficou com o segundo lugar e os atletas fizeram mais festa ainda no pódio.

Gustavo Machado dos Santos, Vitor Hugo dos Santos, Bruno Lins e Aldemir Gomes Junior, pela ordem de corrida, completaram a prova em 38.68, numa atuação muito segura em todas as passagens de bastão. A alegria pelo bom trabalho foi extravasada pelo encontro no quarteto perto da linha de chegada, com abraços e gritos de alívio.
Fonte: CBAt

"Entramos na pista muito confiantes e cada um deu o máximo. Foi muito emocionante porque Trinidad y Tobago chegou muito perto", comentou Bruno, referindo-se à equipe que ficou com o bronze, com 38.69. "Passei o bastão no limite e continuei correndo para ver a chegada mais de perto", prosseguiu.

Ao contrário da semifinal, quando fechou a prova, desta vez Bruno foi o terceiro homem, cabendo a Aldemir ser o último. A mudança foi decidida pelo técnico Paulo Servo Costa após o almoço e os atletas fizeram apenas um treinamento durante o aquecimento.

"O professor Paulo está de parabéns. Ele optou pela alteração e acabou mexendo com todo o grupo", lembrou Vitor Hugo, com a bandeira do Brasil nas costas.

A medalha de prata foi assegurada nos bastidores, depois que as delegações do Brasil e de Trinidad y Tobago entraram com recursos, alegando que o primeiro atleta do Canadá pisou na linha da raia na curva, o que fere a regra 163.3. Depois de muitas análises de vídeo, a comissão de apelação resolveu desqualificar o time que havia comemorado o ouro e o recorde pan-americano na pista, com 38.06. Os Estados Unidos ficaram com o título, com 38.27.

Vanessa, bronze - No heptatlo, Vanessa Spinola não conseguiu comemorar como gostaria o terceiro lugar. Ela completou os 800 m, última das sete provas, com cãibras nas pernas e muito cansada. A paulistana de 25 anos somou 6.035 pontos. "Tive um primeiro dia muito bom, mas acordei hoje como muitas dores no corpo. Cheguei nos 800 m exausta, por causa desse clima muito seco, mas felizmente encontrei forças para garantir a medalha", afirmou. "Foi a terceira vez que passo dos 6.000 pontos e estou confiante de que farei melhor no Mundial de Pequim."

Vanessa passou recentemente dois meses em treinamento na Itália. Em Toronto, ela destacou seus desempenhos nos 100 m com barreiras (14.03) e no salto em altura (1.77 m). Tamara Alexandrino, a outra brasileira do heptatlo, terminou em 10º lugar, com 5.542 pontos.

Muito perto - O Brasil ficou muito perto de uma medalha de bronze também no revezamento 4x100 m feminino. A equipe formada por Vitória Cristina Rosa, Vanusa dos Santos, Bruna Farias e Rosângela Santos completou a prova em 43.01, apenas um centésimo de segundo atrás do Canadá, terceiro colocado. Estados Unidos e Jamaica ficaram com o ouro e a prata, com 42.58 e 42.68.

"Saímos da pista muito felizes, com a sensação de dever comprido", comentou Vanusa. "Melhoramos bem em relação à semifinal. A contusão da Ana Cláudia mudou a equipe em cima da hora e tivemos de buscar a superação", lembrou Rosângela. "Este deve ser o grupo para o Mundial e vamos trabalhar bastante, com a esperança de ter a Ana de volta."

Nas outras finais do último dia de competições na York University, o Brasil ficou em quinto lugar no revezamento 4x400 m (Pedro Burmann, Wagner Cardoso, Hederson Estefani e Hugo Balduíno), com 3:01.18 nos 1.500 m, Flávia de Lima terminou também quinto, com 4:16.53, enquanto Kleidiane Jardim ficou e 10º, com 4:24.86. No salto em altura, Fernando Ferreira e Talles Frederico Sousa acabaram na sétima e na nona colocações, ambos com 2,20 m. E, nos 5.000 m, Altobeli Santos da Silva e David Benedito de Macedo ficaram em sexto (13:49.00) e em 12º (14:08.56).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores