terça-feira, 21 de julho de 2015

A "aprendiz" Juliana comemora o ouro nos 5.000 m no PAN


21|07|2015 - 11:41 | João Pedro Nunes da Assessoria de Imprensa da CBAt
Toronto, Canadá - Juliana Paula dos Santos conquistou na manhã desta terça-feira (dia 21) a medalha de ouro nos 5.000 m dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, no Estádio de Atletismo da York University. E ela comemorou muito a vitória logo na primeira prova do torneio de pista da competição. 

Motivos, claro, não faltaram. Além da vitória e de garantir o primeiro ouro do Atletismo neste PAN, Juliana ainda está aprendendo a correr os 5.000 m. Esta foi a segunda prova da distância da atleta paulista, de 33 anos, que sempre disputou os 800 e os 1.500 m. 

Por estar "aprendendo", não conhecia as adversárias e teve dúvidas de como agir durante a corrida. Resolveu seguir cegamente as orientações do técnico Adauto Domingues: acompanhar as primeiras e esperar os últimos 300 metros para tentar a vitória. Deu certo.

Ela venceu com o tempo 15:45.97, depois de ter completado a penúltima volta em terceiro lugar. Quando foi à frente, na última volta, ultrapassou, primeiro, a norte-americana Kellyn Taylor, que acabou com o bronze, com 15:52.78, e pouco antes da chegada deixou para trás a mexicana Brenda Flores, medalha de prata, com 15:47.19.
Fonte: CBAt

"Foi a prova da minha vida", gritou a corredora, que havia sido ouro nos 1.500 m no PAN do Rio, em 2007, assim que saiu da pista. "Estou bem treinada, mas tinha concorrentes fortes e a medalha de ouro era um sonho, felizmente alcançado."

Juliana, bronze nos 800 m do Mundial de Juvenis de Kingstom, em 2002, interrompeu a carreira, quando engravidou de Miguel, hoje com 4 anos, filho de seu casamento com o maratonista Marilson dos Santos. "O desafio de ser mãe, atleta e esposa de um corredor de alto nível é grande. Decidimos juntos que tentaríamos ser bons atletas, sem nunca deixar de ser bons pais. Foi duro embarcar em Guarulhos e deixar os dois no aeroporto. Foi realmente muito difícil", lembrou Juliana, que ainda está se acostumando novamente a viver numa delegação. "É um mundo que tinha ficado no passado."

A brasileira ainda vai disputar outra prova "nova" em sua vida no PAN: os 3.000 m com obstáculos (que também começou a correr este ano), na próxima sexta-feira. Aliás, é por esta especialidade que ela deve optar, depois de muitas conversas sobre o futuro com Marilson e Adauto, para buscar índice para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. "Vou ter de escolher uma prova e focar. Gosto dos 1.500 m, fui bem nos 5.000 m, mas acho que devo ficar nos 3.000 m com obstáculos", completou.

A outra brasileira nos 5.000 m, Tatiele Roberta de Carvalho, terminou em décimo lugar, com 16:27.09. A medalha de Juliana foi a quarta do Brasil no Atletismo.

Jucilene, bronze - E a quinta medalha veio com Jucilene Sales de Lima, que levou o bronze no lançamento do dardo, com 60,42 m. Depois da quinta e penúltima tentativa, ela liderava a competição, mas acabou superada pela canadense Elizabeth Gleadle (62,83 m) e pela norte-americana Kara Winger (61,44 m). 

"O objetivo era uma medalha e estou muito feliz com o bronze", disse Jucilene, chorando. "Enfrentei adversárias fortes e cheguei perto da minha melhor marca. Agora é concentração total para o Mundial de Pequim", afirmou a paraibana, treinada por João Paulo Alves da Cunha. 

A também brasileira Laila Ferrer foi a quarta colocada na prova, com 58,19 m.

Salto com vara - Os brasileiros Thiago Braz e Fábio Gomes da Silva não conseguiram superar o sarrafo nas três tentativas que fizeram a 5,40 m na final do salto com vara. Thiago, segundo colocado no Ranking Mundial da IAAF, com 5,92 m, ficou visivelmente decepcionado. "Desculpem". Esta foi a primeira palavra do atleta no encontro com os jornalistas.

"Estou muito decepcionado. Queria algo melhor no meu primeiro PAN. Optei por começar em 5,40 m para não ter perigo de zerar e zerei. Na minha última competição na Europa, comecei com 5,60 m", disse Thiago. "Alguma coisa deu errada na minha técnica, infelizmente", concluiu.

Brasileiras classificadas - Nas eliminatórias dos 100 m, Ana Cláudia Lemos e Rosângela Santos avançaram para as semifinais desta quarta-feira. Ana Cláudia venceu a sua série, com 10.96 (vento de 4.0, acima do permitido), enquanto Rosângela ficou em segundo lugar na primeira série, com 11.08 (1.6). "A pista é ótima, o nível da competição forte e estou bem. Tudo a favor para conseguir grande resultado", comemorou Ana Cláudia, recordista sul-americana da prova com 11.01.

Nas eliminatórias dos 100 m masculino, Vitor Hugo dos Santos e José Carlos "Codó" Moreira não avançaram. Vitor ficou em sexto lugar, com 10.31 (1.9) e "Codó" queimou a largada.

Já nas semifinais dos 400 m com barreiras, Jailma Lima, incluída na prova só no Congresso Técnico desta segunda-feira, terminou em sexto lugar, com 58.72, ficando fora da final.

Na qualificação do salto em distância, Higor Alves passou para a final desta quarta-feira. Ele ficou em terceiro lugar no grupo A, com 7,86 m (vento de 3.0). Já Alexsandro de Melo foi eliminado ao terminar em sexto lugar no grupo B, com 7,51 m (2.2).

As emoções voltam no final da tarde desta terça-feira no Estádio Pan-Americano, quando os brasileiros disputam mais provas. As competições de Atletismo prosseguem até domingo, último dia da competição. Os 50 km marcha fecham a modalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores