quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Mourãoenses representarão o Município nos Jogos Escolares da Juventude



Os atletas Jeferson Alberto dos Santos e Daniel Lucas Geremias, alunos do Colégio Estadual de Campo Mourão, ambos componentes da equipe de atletismo da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), foram convocados para representar o Estado do Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, competição que acontece entre os dias 5 e 14 de setembro, em Natal (Capital do Rio Grande do Norte). Eles farão uma “dobradinha” participando na prova dos 1.000 metros rasos. Ambos são atletas Talento Olímpico Formador do Paraná (TOP Formador).

A presença dos dois atletas na competição nacional foi garantida com a boa participação de ambos na Fase Final dos 60º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), realizados no mês passado (julho), em Guarapuava.

TOP Formador – A bolsa TOP Formador, um incentivo do Governo do Estado do Paraná, destina-se a atletas com idade entre 11 e 14 anos que estejam estudando em escolas públicas e participem de competições

Jogos Escolares da Juventude - Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.

Em 2013, o evento mudou de nome: passou de Olimpíadas Escolares a Jogos Escolares da Juventude. A nova designação foi em atendimento à solicitação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que quer preservar o uso de expressões com o termo “Olimpíadas”, que é uma propriedade do COI.

O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Na primeira, são disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de lutas, que entrou para o programa em 2012. A de 15 a 17 anos conta também com 13, mas há diferenças: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, que entrou para o programa em 2012, e de lutas, que passa a fazer parte em 2013. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com atividades culturais e educativas.

O atletismo mourãoense é mantido pelo Município de Campo Mourão, através da Fecam, e tem convênio com a Caixa Econômica Federal (patrocinador master), Lei de Incentivo ao Esporte (Unimed) e Centro de Descobertas de Talentos do Atletismo Esperança (Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão e as empresas Centro Comercial Casali, Dr. Artur, Integrado Colégio e Faculdade, Paraná Palace Hotel, Rádio Musical FM, Paraná Diesel, Fiorella, Expresso Nordeste, Rede Marc Farma de Farmácias, Comercial Ivaiporã, Recanto da Costela, Campusmorão, Escritório de Contabilidade Bisi, Imobiliária Fabri, Cartório do Valdemar, Clínica de Fisioterapia São Paulo, Fibrafio, Gaúcho Lanches e Clínica de Diagnósticos Dr. Marcos Corpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores