quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Atletismo: Atletas dos JEPs convocados para os Jogos Sul-Americanos da Juventude

O alto nível das provas do atletismo nos Jogos Escolares do Paraná 2013, em Foz do Iguaçu, demonstrou a qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas dos municípios considerados polos da modalidade. Os resultados desse trabalho são colhidos dia após dia. Um exemplo disso é a convocação de três atletas paranaenses para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, que acontecerá no final de setembro em Lima no Peru. A notícia foi recebida com alegria pelo professor Paulo César da Costa, o ‘Paulinho’, um dos grandes técnicos do atletismo escolar paranaense. Os convocados farão parte da delegação organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A convocação foi anunciada na tarde de terça-feira (13.08) e de acordo com Paulinho dois dos convocados farão sua primeira participação em uma competição em nível internacional. “Eles foram convocados por serem os primeiros do ranking brasileiro em suas devidas provas e categorias”, explicou. “É uma prova do crescimento do atletismo nos escolares, que tem crescido não apenas em quantidade, mas muito em qualidade, principalmente devido a essa nova formulação dos JEPs, que estendeu as disputas nos fases macrorregionais além da fase regional e final”, avalia o treinador.

Dos três convocados, dois são de Campo Mourão e um é de Londrina. Para a prova dos 400m rasos foi chamado Anderson Cordeiro, do Colégio Estadual Adelia Barbosa, ouro nos 200m e 400m nos JEPs. Nos 400m com barreiras o Brasil será representado por Mikael Antônio, do Colégio Estadual Campo Mourão, prata na prova dos 110m com barreira em Foz. Nos 400m rasos feminino a convocada é Maria Leticia, do Colégio Adventista Campo Mourão, ouro nos 200m e prata nos 400m dos Escolares do Paraná 2013.

Os quatro representantes do atletismo escolar brasileiro em Lima no Peru recebem bolsa do programa TOP 2016 (Talento Olímpico Paranaense), da Secretaria de Estado do Esporte do Paraná, considerado o maior programa de bolsas para atletas do Brasil. Segundo o professor Paulinho, atualmente o Paraná é a terceira potência do atletismo nacional ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo. “Mas estamos ali no páreo disputando espaço com esses estados”, finaliza.
 — com Paulo Costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores