quinta-feira, 18 de abril de 2013

Festival Escolar Caixa de Atletismo teve seu início em Campo Mourão


















O Município de Campo Mourão, através da Fundação de Esportes (Fecam), deu início nesta quinta-feira (18), com sequência até amanhã (sexta-feira), ao Festival Caixa Escolar de Atletismo – Vanderlei Cordeiro de Lima. As disputas acontecem na Pista Atletismo do Complexo Esportivo Roberto Brzezinski, reunindo aproximadamente 1.500 alunos de estabelecimento de ensino de Campo Mourão e Região, incluindo uma instituição escolar da cidade de Medianeira (Oeste do Estado).
As categorias em disputa serão pré-mirim (nascidos de 2000 a 2003), mirim (nascidos de 1998 a 1999) e menores (nascidos de 1996 a 1997), todas no feminino e masculino. As disputas, que tiveram início na categoria pré-mirim, seguem amanhã (sexta-feira), nas categorias menores (manhã – a partir das 8 horas) e mirim (tarde – a partir das 13h30). No pré-mirim as provas disputadas foram 60 metros, 150 metros e 600 metros, salto em distância e em altura, arremesso de peso e da pelota; no mirim disputas nos 75 metros, 250 metros e 1.000 metros, salto em distância e em altura, arremesso de peso e lançamento do dardo e revezamento 4 x 100 metros e na categoria menores provas nos 100, 200, 800 e 1.500 metros, salto em distância e em altura, arremesso do peso e lançamento do dardo.
A abertura do evento teve a presença da prefeita Regina Dubay, do secretário especial do Esporte, Recreação e Lazer do Município, Getúlio Ferrari Júnior; da chefe do escritório da Secretaria do Esporte do Estado do Paraná (SEES) – Regional 7 em Campo Mourão, Rosangela Koch; da gerente da Caixa Econômica Federal no Município, Célia Furlanetto e do coordenador de Esporte da SEES, Luis Antonio Costenaro (Padrinho), além do consagrado atleta medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, que é um dos apoiadores do Projeto Atletismo Esperança em Campo Mourão, através de seu Instituto; junto com o técnico da equipe de atletismo do município, Paulo Cesar da Costa (Paulinho).
Incentivador do atletismo principalmente nas suas estruturas de base, priorizando a formação de novos atletas, Vanderlei Cordeiro de Lima demonstrou sua felicidade em estar participando do festival e destacou principalmente o elevado número de crianças participantes. “Para nós é uma satisfação, pois o atletismo é um esporte que não é destinado a camadas distintas da sociedade, mas sim um esporte democrático, então, é uma alegria imensa podermos ver esta participação em grande número, principalmente com o incentivo das escolas”, destacou o renomado desportista brasileiro.
Representando a Secretario do Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, o coordenador de esporte da SEES parabenizou o trabalho do atletismo realizado pelo Município de Campo Mourão por mais esta iniciativa. “A cidade já está consolidada como uma grande força do atletismo no Estado do Paraná, por tudo o que aqui é desenvolvido e pelo sem número de atletas que são revelados aqui, conquistando grandes resultados em nível estadual, nacional e até mesmo internacional.
A gerente da Caixa Econômica Federal em Campo Mourão destacou a satisfação da instituição em fazer parte de um projeto tão relevante como o que é desenvolvido na modalidade atletismo dentro do município, levando em consideração principalmente a consistência do mesmo, que inclui um grande número de crianças, jovens e adolescentes na prática do esporte. “Para nós da Caixa é um orgulho imenso viabilizar um projeto como este aqui em Campo Mourão, pois além da possibilidade de inserir estas pessoas no esporte, ainda temos excelentes resultados no âmbito das disputas esportivas, levando-se em consideração o desempenho dos atletas e também logicamente a evolução destes atletas como cidadãos”, resume.
A prefeita Regina Dubay também deixou clara a importância de valorizar a criança e o adolescente através do esporte, principalmente pela questão da competitividade e da consciência de poder assimilar todos os resultados que o esporte oferece, numa questão principalmente de respeito aos seus companheiros e adversários.
“Temos que valorizar a importância de projetos sociais voltados ao esporte, que são importantes principalmente para tirar estes que se tornam atletas das ruas, livrando os de vários perigos, como por exemplo a marginalidade, as drogas e a prostituição; então, desta forma, realizamos um trabalho não só com o atletismo, mas em várias outras modalidades, como forma de utilizar o esporte como um meio para trazer cidadania e crescimento em todos os sentidos para as pessoas”, conclui Regina.
Premiação – São premiados por equipe os estabelecimento de ensino que somarem o maior número de medalhas de ouro, em cada categoria e naipe. Haverá um kit esportivo para o campeão geral por categoria (feminino e masculino) juntos – será um kit para cada categoria (pré-mirim, mirim e menores masculino e feminino). O primeiro critério de desempate é o maior número de medalhas de prata, persistindo o empate maior número de medalhas de bronze e por fim sorteio. Serão premiados os três primeiros colocados de cada prova.
O atletismo mourãoense tem convênio com a Caixa Econômica Federal (patrocinador master), Lei de Incentivo ao Esporte (Unimed) e Centro de Descobertas de Talentos do Atletismo Esperança, Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão e as empresas Centro Comercial Casali, Dr. Artur, Integrado Colégio e Faculdade, Paraná Palace Hotel, Rádio Musical FM, Paraná Diesel, Fiorella, Expresso Nordeste, Rede Marc Farma de Farmácias, Comercial Ivaiporã, Recanto da Costela, Campusmorão, Escritório de Contabilidade Bisi, Imobiliária Fabri, Cartório do Valdemar, Fibrafio, Gaúcho Lanches e Clínica de Diagnósticos Dr. Marcos Corpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores